TestDrive

Visão geral dos pools de desktops

Updated on

O VMware Horizon usa pools da área de trabalho como base de gerenciamento centralizado. No Horizon, você cria pools de máquinas virtuais e seleciona configurações que dão a todas as máquinas em um pool uma definição de área de trabalho comum. O Horizon pode então fornecer as áreas de trabalho aos usuários finais por meio dos Horizon Clients. O Horizon pode fornecer áreas de trabalho de máquinas de área de trabalho virtuais de usuário único, que podem ser máquinas virtuais gerenciadas pelo vCenter Server, máquinas virtuais que são executadas em outra plataforma de virtualização ou computadores físicos.

Você cria um pool da área de trabalho a partir de uma das seguintes fontes:

  • Uma máquina virtual que é executada em uma plataforma de virtualização diferente do vCenter Server que oferece suporte ao Horizon Agent.
  • Computador desktop físico.
  • Uma máquina virtual hospedada em um host ESXi e gerenciada por vCenter Server.
  • Uma área de trabalho baseada em sessão em um host do RDS. Para obter mais informações sobre como criar pools da área de trabalho por meio de um host do RDS, consulte o documento Configuração de áreas de trabalho e aplicativos publicados no Horizon.

Tipos de pools da área de trabalho

Pools de atribuições dedicadas

Cada usuário recebe uma área de trabalho remota específica e retorna à mesma área de trabalho a cada login. Os pools de atribuições dedicadas exigem um relacionamento um-para-um entre áreas de trabalho e usuários. Por exemplo, um pool de 100 áreas de trabalho é necessário para um grupo de 100 usuários.

Pools de atribuições flutuantes

O uso de pools de atribuições flutuantes também permite criar um pool de áreas de trabalho que pode ser usado por turnos de usuários. Por exemplo, um pool de 100 áreas de trabalho poderia ser usado por 300 usuários se trabalhassem em turnos de 100 usuários por vez. Opcionalmente, a área de trabalho remota é excluída e recriada após cada uso, oferecendo um ambiente altamente controlado.

Pools de desktops

Com áreas de trabalho de usuário único, cada máquina virtual permite uma única conexão de usuário final por vez. Por outro lado, com áreas de trabalho baseadas em sessão, um servidor RDSH pode acomodar muitas conexões simultâneas de usuário.

Abordaremos o processo de criação de um pool da área de trabalho de clone instantâneo. Um clone é uma cópia de uma VM principal com uma identidade única, incluindo um endereço MAC, UUID e outras informações do sistema. A tecnologia de clone instantâneo da VMware melhora e acelera o processo de criação de VMs clonadas em relação à tecnologia de clone vinculado anterior do View Composer. Além disso, os clones instantâneos exigem menos armazenamento e menos despesas para gerenciar e atualizar, pois a área de trabalho é excluída quando o usuário faz logout e uma nova área de trabalho é criada usando a imagem mais recente da VM principal.